terça-feira, 30 de setembro de 2014

Aplicativo para celular prevê se usuário vai entrar em depressão


Por Redação Olhar Digital - em 23/09/2014
 
Enquanto vários aplicativos para celular prometem ajudar o usuário a ser mais saudável acompanhando suas atividades físicas, um grupo de pesquisadores desenvolveu uma forma de aproveitar os sensores dos aparelhos para entender a saúde mental da pessoa.
Em testes realizados com dezenas de pessoas, pesquisadores da Faculdade de Dartmouth descobriram algumas coisas geralmente avaliadas por médicos para diagnosticar estresse, solidão e depressão.
Isso foi feito através de um aplicativo que eles chamaram de StudentLife, que coleta diversas informações do aparelho para entender o usuário - como movimentação, localização e tempo em que se faz chamadas ou envia mensagens. Ocasionalmente ele também liga o microfone para saber a proximidade das conversas.
Algoritmos processam os dados e criam padrões de atividades físicas, conversação, sono, percebe se o usuário visita locais diferentes ou se envolve em interações pessoais. Assim, se o app descobre que a pessoa evita conversar pessoalmente, pode ter encontrado sinais de depressão.
Em entrevista ao MIT, o professor Andrew Campbell, que lidera a pesquisa, comentou que todas essas funcionalidades estão disponíveis para serem usadas em um smartphone comum com Android. O próximo passo é intervenção: ao notar algum desvio mental se aproximando, o aplicativo poderá enviar alertas ao usuário para mudar algumas coisas em seu comportamento e evitar doenças.


Fonte: Olhar direto - Colaboração na pesquisa de David Alcântara

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Vamos orar!!!



 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.

Mateus 6:9-15